Importância dos aspectos emocionais no tratamento oncológico
15 de setembro de 2018
Bênção da Nova Unidade de Consultórios Oncocentro
10 de setembro de 2019

O movimento “outubro rosa”, mundialmente conhecido e caracterizado pelo laço cor de rosa teve inicio nos Estados Unidos da América, onde o Congresso Nacional votou e aprovou lei estabelecendo outubro como o mês nacional de prevenção do câncer de mama.

A mais recente estatística mundial estima para o corrente ano de 2018, o alarmante número de 2.088.849 novos casos de câncer de mama, representando 11,6% de todos os tipos de câncer, e causando 626.679 mortes, o que representa 6,6% das mortes por câncer.

Quando fomos presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional Ceará, no período de 1998/2001, realizamos campanha educativa com o seguinte slogan ”Cancêr de mama – se toque”, o qual com o duplo sentido do slogan teve a intenção de  alertar para a importância do diagnóstico precoce.

Na gestão seguinte a Sociedade Brasileira de Mastologia realizou a “Semana Nacional de Incentivo à Saúde Mamária” com o slogan: “Fique de olho”.

“A campanha  de maior penetração e apelo, sem dúvida é o “Outubro Rosa”. Nos últimos anos a Sociedade Brasileira de Mastologia aderiu à esta campanha mundial, que além do esclarecimento sobre a doença, luta também pelo acesso ao diagnóstico e tratamento.

Em diversos países, neste mês, monumentos, igrejas  e prédios administrativos são iluminados na cor rósea. No Brasil não é diferente, como exemplo citamos  Cristo Redentor no Rio,  Catedral de Brasilia e a estátua Iracema Guardiã em Fortaleza recebem a iluminação característica.

Hospital São Carlos, Oncocentro e São Carlos Imagem, também participam deste momento, destacando a cor rósea na decoração de suas instalações, confecção e distribuição de folhetos informativos e seus colaboradores vestindo a blusas róseas.

Fernando Melo

Mastologista – Cremec 4315 – RQE 1513.

WhatsApp Atendimento via WhatsApp